A coordenadora em vigilância epidemiológica, Marceli Neiva Machado, alerta para os casos de Dengue, Zika e Chikungunya que acometem os moradores de Presidente Dutra.
Com as chuvas no município e acúmulo de águas em recipientes nos quintais, é um período muito propício para a proliferação das larvas e, consequentemente, a procriação dos mosquitos, com a infestação do inseto, vários casos já foram notificados das doenças na cidade.
Várias amostras de larvas do mosquito foram recolhidas por agentes de endemias nas residências do município. “O combate ao mosquito não é só do poder público, mas também é de responsabilidades de todos, evitando deixar recipientes que acumulam água das chuvas e a proliferação do mosquito”.
Marceli orienta a população para que procure o atendimento médico quando sentir os sintomas que são: febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, perda de apetite, náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo e dor no abdome. “Quando há a doença é feita uma notificação, e a equipe da Vigilância em Saúde realiza um bloqueio na região".