EM UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA... A ARTE É PARA TODOS!

 22/03/2021 | CULTURA

EM UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA... A ARTE É PARA TODOS!
Que seria do ser humano sem a arte? É ela que nos enche os olhos, principalmente quando retrata a nossa realidade, dentro do contexto que estamos inseridos.
A pinha, que tanto representa a força agrícola de nossa terra. A cabaça, que tanto simboliza a labuta de nosso povo, afinal quem aqui não teve um avô, um pai, um vizinho, um parente, que levava sua rapadura na capanga e sua cabaça cheinha de água pra matar a sede nos intervalos da capina ou outros afazeres da roça.
O Coordenador de Cultura, Aloísio Monteiro, juntamente com sua equipe quer te convidar a conhecer as artes que serão espalhadas em Presidente Dutra, as quais trarão a simbologia da identificação de cada traço. A ideia é dar vida, através das cores, à cultura que representa a cidade nas suas múltiplas versões.
Como bem retratou Euclides da Cunha: “o sertanejo é antes de tudo um forte”, porque do sol a sol tira o sustento na luta pela sobrevivência da vida. O sertão é marcante por que nele não tem a imagem do sol apenas com retrato da seca. O sol também é vida, sabedoria, principalmente para nosso povo, que sai cedo para a labuta da terra e só tem seu retorno quando o gigante se esconde lá pras bandas da serra.
Os presidutrenses e a cidade agora serão eternizados na arte, nos rabiscos, na pintura feita à mão para representar ainda com mais fidelidade a nossa origem. Somos um povo que, de tão trabalhador, merece o respeito e a devoção do Mestre para a continuidade da labuta.
Artista: Marcos Bastos.